A imagem do Brasil está muito ligada à imagem da Floresta Amazônica.
E muitas vezes, o brasileiro é lembrado pela imagem romântica do índio.
Um assunto um tanto complexo, mas primordial a se refletir.
Precisamos começar a olhar o passado brasileiro com mais respeito e não com vergonha. Houve sim o processo civilizatório, mas você sabe como foi o processo dos povos que já habitavam o Brasil?
“O Brasil como localidade apresenta uma diversidade ancestral gigantesca. Segundo o IBGE-Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2010), possuímos mais de 307 povos, e mais de 276 línguas indígenas."
Uma forma de dar voz ao protagonista desta história é trazer cultura indígena e outra forma é começar a chamar os “índios” pelo nome de seu povo, assim disse o Daniel Murunduku, em entrevista à Bienal de SP. (http://www.bienal.org.br/post/3364, acessado em 20/07/20).
Indicações para o educador
1) Artigo científico: "Uma visão indígena da história" de Paulo Humberto Porto Borges (https://www.scielo.br/pdf/ccedes/v19n49/a08v1949.pdf)
2) Livro: “Aldeias, Palavras e Mundos Indígenas”, de Valéria Macedo (texto) e Mariana Massarani (ilustrações) Yano, Ëjcre, Üne, Oo — por incrível que pareça, essas quatro palavras significam a mesma coisa. Representam, na língua de quatro povos indígenas diferentes (os Yanomami, os Krahô, os Kuikuro e os Guarani Mbya), o vocábulo casa. Através delas e de muitas outras palavras, neste livro o leitor é convidado a conhecer um pouco da vida e dos costumes desses grupos: onde moram, como se enfeitam, suas festas, sua língua. (Fonte: https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/12/acervo_Leitura%C3%A7o2016-e-reposi%C3%A7%C3%A3o.pdf)
3)Indicação de música: "Pindorama" do Palavra Cantada
"Pindorama, Pindorama É o Brasil antes de Cabral Pindorama, Pindorama É tão longe de Portugal Fica além, muito além Do encontro do mar com o céu Fica além, muito além Dos domínios de Dom Manuel"
Comments