Significado de Cultura híbrida
É um processo que ocorre com a mistura de diferentes culturas, que não se definem mais com rótulos de culto, popular e massivo convivendo em um mesmo cenário social.
Pensar no sujeito Bilíngue e nas Multiculturas que ele será inserido, nos faz pensar como essa criança se comportará e como ocorrerá a interseção cultural para ela.
O conceito de Cultura Híbrida explica como ocorre a formação da cultura, seja de nação ou do sujeito.
O Hibridismo “é algo inevitável e previsivelmente, faz parte absolutamente de todas as formações culturais no seu trajeto normal deseje que surgem até onde vão evoluindo e mudando ao longo do tempo e do espaço.”
As culturas, quando em contato, “não são impermeáveis umas às outras”. As identidades culturais, em contexto de bilinguismo, “esbarram, tropeçam umas nas outras o tempo todo, modificando-se e influenciando-se continuamente”. Não se trata, portanto, de uma simples “justaposição de culturas”: nesses contextos, o sujeito bilíngue faz sínteses culturais, tornando-se, assim, um sujeito culturalmente híbrido. Maher (2007, p. 89)
Hibridismo é inevitável?
O Hibridismo apresenta-se como algo de transgressivo, como uma força criativa capaz de abalar, desnaturalizar e até mesmo derrubar as formações culturais hegemônicas
A questão fundamental é saber como é que o hibridismo se articula com as relações de poder nas zonas fronteiriças situadas entre o que é diferente. Será que o hibridismo é imposto ou é algo que é assumido? Quem beneficia com ele? É recíproco ou unilateral?
É preciso considerar, além disso, que, como argumenta Maher (2007, p. 89), as culturas, quando em contato, “não são impermeáveis umas às outras”. As identidades culturais, em contexto de bilinguismo, “esbarram, tropeçam umas nas outras o tempo todo, modificando-se e influenciando-se continuamente”.
Não se trata, portanto, de uma simples “justaposição de culturas”: nesses contextos, o sujeito bilíngue faz sínteses culturais, tornando-se, assim, um sujeito culturalmente híbrido.
MEGALE, A. - Tipos de bilinguismo e o conceito de sujeito bilíngue. São Paulo: Instituto Singularidades, 2020
Comments