Você já ouviu falar de Literacia Familiar?
A expressão “literacia familiar” em inglês (“literacy at home”) é ambígua, pois a prática não só envolve o uso de livros ou de outras referências da língua escrita. Sob essa perspectiva, mesmo não dispondo de $ ou nível de escolaridade, todos conseguem contribuir para a formação das crianças.
Literacia é um conceito amplo, não se resume aos responsáveis se tornarem “professores de leitura ou alfabetização ”, e sim, a ideia de disponibilizar práticas no ambiente familiar, nas quais a leitura e escrita sejam usados, trazendo significado e contexto, ou seja, modelando essas práticas e engajando as crianças nelas.
Por exemplo, utilizar calendário, mandar mensagens, assim como ler jornais e livros, fazer lista de compras, planejar uma rota de ônibus ou passeio.
Habilidades Linguísticas
A chave do sucesso para a literacia familiar são as habilidades linguísticas. Pais que conversam muito com suas crianças, sobre assuntos diferentes, constroem o vocabulário e o conhecimento, que as crianças usarão quando eles começarem a ler livros na escola. Ou seja, literacia familiar não significa ensinar crianças a ler em casa, mas ajudá-las a construir conhecimentos que possam ser usados quando começarem a ler.
Não é obrigatório que os pais sentem com suas crianças para exercitar o conhecimento das letras do alfabeto. A prática mais poderosa de literacia familiar é estimular a conversa, da infância em diante.
Para o ensino de POLH ou PLE, é importante que se mantenha o diálogo com a criança e o incentive de forma lúdica, na prática de falar e escrever, criando um momento do português.
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